#29 CURSOS EAD X PRESENCIAL

30.8.17

Como funciona

Estudar para muita gente é e sempre será um grande desafio.
Para quem não teve  a sorte de nascer em uma família abastada e que entende  real necessidade de se estudar, o que resta mesmo é o desafio.
O que para muita gente é normal, para a grande maioria dos brasileiros é sim um desafio, primeiro conseguir entrar para a universidade, que as publicas são as melhores mas o acesso para quem não tem acesso a uma educação de base é complicado.

CURSOS EAD

Os cursos a distancia estão salvando a graduação de muita gente(euuuu).
A EaD no Brasil está consolidada, principalmente, no ensino superior, tendo muitas modalidades adotadas pelas instituições de ensino superior - IES. O contingente de alunos interessados tem aumentado a cada ano. Dados da Secretaria Especial de Educação a Distância, do Ministério da Educação, mostram um aumento crescente no número de alunos matriculados em cursos de graduação, pós-graduação e extensão.
  O papel do professor nesse processo “vem sendo redimensionado e cada vez mais ele se torna um supervisor, um animador, um incentivador dos alunos na instigante aventura do conhecimento”. Esta atuação é enriquecida com outras possibilidades de interação, de forma que o professor pode receber e responder mensagens dos alunos, criar listas de discussão e alimentar continuamente os debates e pesquisas com textos, páginas da internet, até mesmo fora do horário específico da aula.
É importante que o aluno do curso a distância saiba que não se trata de uma opção mais fácil. Um curso EaD tem prazos que devem ser cumpridos. Assim, a organização e o planejamento do seu tempo de estudo são fundamentais para que o aluno obtenha sucesso no curso.
Mas lembre se que é de inteira responsabilidade sua criar os horários e manter as suas responsabilidades em dia assim como na presencial. Digo que não é nada fácil para quem não é muito organizado criar essa rotina de estudos em casa, mas sim é possível.

Presencial:

No entanto, não são apenas esses fatores que poderão influenciar a escolha. É importante lembrar que a graduação presencial proporciona um maior envolvimento do aluno com a experiência universitária, como lembra o pró-reitor de graduação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Marcelo Knobel. “O contato presencial é reconhecido como um fator importante para a aprendizagem, pois o aluno tem maior interação com professores, simpósios, palestras e outras atividades culturais que acontecem no campus”, conta. Além disso, na modalidade presencial você pode participar de atividades extracurriculares, como empresas júniores e entidades de alunos, como centros acadêmicos e esportivos. Lembrando também que o contato com outras pessoas te traz muitas experiencias, em relação a valores claro que quem for pagar fica bem mais caro, pois a pessoa vai usar espaço físico e professoras presenciais.

Principais diferenças:

Cursos EaDCursos Presenciais
AulasOnline ou via satélitePresenciais
AvaliaçãoProvas presenciais (Mesmo a distância, o Ministério da Educação exige que as avaliações sejam feitas na instituição)Provas presencias
HoráriosFlexíveisFixos
FrequênciaContabilizada por atividades e trabalhosContabilizada pela presença do aluno em sala
CustosAluno economiza entre 10 e 15% nas mensalidades*Além da mensalidade, aluno precisa gastar com transporte e alimentação
*Fonte: Guia do Estudante Educação a Distância 2ª ed.
Vale lembrar que tanto a graduação presencial quanto a EaD possuem as mesmas cargas horárias e não há distinção quanto ao tipo de modalidade escolhida na emissão do diploma.
Eu estou aí na luta do EAD e estou me obrigando a separar um tempinho para me dedicar a estudar e entender espero voltar aqui para contar sobre a conclusão do curso daqui a dois anos :)

Este post é referente ao dia de ontem(29/08//2017) que eu por motivos pessoais não conseguir fazer, mas não quero ser vencida justo quase no final da brincadeira  BEDA.
Sueli Borboleta


You Might Also Like

3 comentários

  1. Os cursos em EAD são bem interessantes pelo preço e pela flexibilidade, mas eu não me acho uma pessoa adulta o suficiente para ter disciplina rs então ainda não tive coragem de fazer nada por EAD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não, mas estou me obrigando a estudar pois o preço é bem menor e que quando eu voltar ao mercado de trabalho, não vou precisar mudar ou reorganizar minha vida estudantil.bjssss

      Excluir
  2. Eu já tive a oportunidade de estudar nos três tipos de faculdade, presencial pública (onde me formei), EAD (não consegui continuar, fiquei apenas 3 meses porque tem que ter MUITA disciplina pra estudar sozinha e aprender) e hoje faço particular presencial. O bom é que tem universidade pra todos os gostos e bolsos e tomara que muita gente em nosso país consiga concluir o ensino superior!!

    ResponderExcluir